domingo, outubro 26, 2008

Pai, afasta de mim essa mosca

Mata-moscas, Philip Starck


Há muitos comentários inflamados sobre as declarações da Sarah Palin sobre o dinheiro mal gasto pelo governo, em coisas tão parvas como a mosca do vinagre, sublinhando as palavras fruit fly com sarcasmo - com a maralha por trás a rir-se do assunto com ela, e a dar-lhe o mote para continuar a chalaça com "não estou a brincar, há mesmo gente que trabalha com moscas da fruta!"



Eu ouvi as declarações sem saber o que me esperava, e o que me arrancou foi uma sonora gargalhada. Há muito tempo que não ouvia uma piada tão bem esgalhada, melhor que os gato fedorento com a rábula do fico chateado, pois claro que fico chateado. Desconfio é não ter sido pelos mesmos motivos que a assistência da Sra. Palin. É que com tanta investigação risível que se faz nos EUA e no mundo, foi logo buscar o pior exemplo de todos, dado que a Drosophila melanogaster a que ela se refere com tanto desprezo é dos bichos mais precisoso para a humanidade e para o conhecimento que temos tanto de genes, cromossomas, células, diferenciação celular... os exemplos são de tal forma tantos que nem vale a pena elencar todos. (para informação mais detalhada, a Palmira Silva explica e conta as reacções de várias pessoas 1, 2, 3)


No entanto, não sei se hei de rir dela ou dos seus assessores. É que alguém lhe plantou esta brilhante ideia na cabeça, e não creio que a senhora tenha chegado sozinha à Drosophila. Já agora o C. elegans, que é uma minhoca nojenta, ou as E. coli que dão diarreias aos incautos, ou, porque não, o macaco Rhesus. E as cobaias? Não, vamos bater nos murganhos, toda a gente sabe que os ratos passam doenças terríveis, quem é que no seu perfeito juízo tem ratos no laboratório? Nada disto, vamos governar a investigação científica como misses universo, não interessa para nada compreender os processos, evitá-los ou tratá-los, vamos dar de comer aos pobres e cuidar dos miúdos. Grande é a poesia, a bondade e as danças, mas o melhor do mundo são as crianças.

4 comentários:

David Marçal disse...

Eu fico contente que a Sra Palin não tenha atacado a importante linha de investigação da influência do ciclo sexual feminino nas gorjetas das stripers:

http://nobailedadonaester.blogspot.com/2008/10/os-ignbeis.html)

Se pensarmos bem, entre moscas e stripers, qual é o modelo mais relevante para investigação fundamental, em que se deve apostar?

sem-se-ver disse...

a minha sobrinha fala com muito carinho das dela (moscas do vinagre).

ainda bem que a minha sobrinha não trabalha nos states e, portanto, não sofre o risco de ter esta imbecil como vice-presidente.

David Marçal disse...

Nunca me canso de vir aqui ouvir as declarações da Sr. Palin acerca da mosca do Vinagre!

D. Ester disse...

Boa questão David. Acho que os assessores da Sra Palin ainda não chegaram às strippers.

sem-se-ver, eu espero que ninguém corra o risco de ter esta senhora por vice presidente, porque nesse caso a probabilidade de ela subir a presidente é altíssima dado o cancro do McCain. Não há Jorge Sampaio que lhes valha.